As festas de Natal e ano novo terão um sentido todo especial este ano. Com a vacinação contra a Covid-19 avançando e a manutenção das medidas de segurança, já é possível pensar em comemorações com pequenos grupos de familiares e amigos. E a nossa casa faz parte desse ritual importante, não é mesmo? Afinal, deixar o lar em clima de Papai Noel é uma forma de demonstrar amor e gratidão após um período tão delicado. Para ajudar nesta missão decorativa, reunimos 4 dicas de como preparar a casa para as festas de final de ano.

1 – Árvore de Natal e adornos

A árvore de Natal é a protagonista do momento e, por isso, exige um capricho extra. É possível encontrar tamanhos, modelos e cores variados do tipo artificial, além das opções naturais. Neste último caso, não esqueça de molhar o pinheiro para ele não morrer e continuar crescendo até o Natal seguinte. Na hora de decorar, a regra básica é a seguinte: o tamanho das bolas e dos adornos deve acompanhar o diâmetro da árvore (menores em cima e maiores na parte de baixo). Já para quem está com a grana curta, a dica é reutilizar os enfeites de anos anteriores ou transformar materiais em pequenos adornos (lacinhos de feltro, recorte de figuras natalinas etc.). Para dar um toque ainda mais especial, espalhe pela árvore fotos de familiares, cartões e bilhetes.

Para quem tem criança em casa, a sugestão é o Calendário do Advento, tradição que vem dos luteranos alemães para fazer a contagem regressiva para o nascimento de Jesus, símbolo do Natal. A família coloca um brinquedo ou uma mensagem em cada número do mês até chegar o dia 25. É possível encontrar na internet diversos modelos para criar o seu Calendário do Advento.

2 – Iluminação

O pisca-pisca é parte fundamental da decoração. Ele pode estar na árvore e em outros locais da casa como janela, corrimão da escada e até mesmo dentro de vasos transparentes, de garrafas de vinho ou de copos de vidro. Outra opção são as velas que, além de decorar, trazem sensação de tranquilidade e de bem-estar. As do tipo aromáticas são recomendadas para sala de estar, varandas e sala de TV. E as sem aroma podem ser colocadas na sala de jantar, pois não interferem no cheiro dos alimentos.

3 – Tire a guirlanda do armário

Objetos com valor sentimental também fazem parte das 4 dicas de como preparar a casa para as festas de final de ano. Aquela guirlanda da sua avó, por exemplo, precisa ter um espaço de destaque. Além de deixar o ambiente decorado, as lembranças de tempos especiais dão um toque único ao lar. Não tem guirlanda? Sem problemas! Crie a sua com papel recortado e jornais, pintando com a cor desejada. Para dar suporte, use arame unido em forma de círculo.

4 – Decore com segurança

Deixar a casa preparada para as festas de final de ano é pensar também na segurança de todos. Um dos objetos que merece atenção é o pisca-pisca. Especialistas alertam que uma mangueira de luz ou um pisca-pisca isolados têm consumo muito baixo de energia, mas muitas pessoas enchem suas janelas, varandas e árvores de Natal de elementos luminosos. E para conseguir energia para tantos artefatos, usam os multiplicadores de tomada (benjamins). E aí está o perigo, pois o risco dos multiplicadores é a sobrecarga da tomada onde está plugado. Portanto, avalie os pontos de energia para identificar o melhor para a instalação da árvore de Natal e do pisca-pisca.

Se você vai comprar um pisca-pisca, verifique se o produto contém certificação do Inmetro ou outro órgão oficial. Abra a embalagem e examine se há lâmpadas quebradas ou fios partidos. Quando já estiver em casa, realize um teste com ele ligado por uma hora antes de colocá-lo na posição definitiva e observe se a fiação vai esquentar muito, se as lâmpadas vão queimar, se o plugue está firme na tomada. Caso ocorra algo estranho, vá à loja e troque o seu artefato.

Gostou de conhecer as 4 dicas de como preparar a casa para as festas de final de ano? Agora basta colocar em prática!

Posts Similares

0 0 votos
Classificação do artigo
Se inscrever
Notify of
guest

0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Comentários em linha
ver comentários